Pages

sábado, 21 de janeiro de 2012

Amor à primeira vista

Pessoal, desculpem-me pelo sumiço, mas estava atarefado com algumas coisas, no entanto, não parei de escrever mesmo porque escrever é tão vital quanto respirar para mim! O texto de hoje surgiu depois de uma conversa que tive em uma das redes sociais; lá vai minha visão romântico-realista do amor...



"Me apaixonei à primeira vista" aí está uma fala que, quase sempre, sai acompanhada de um suspiro da boca de um pseudo romântico, mas será que o amor pode acontecer assim, no primeiro olhar? A afeição viva que podemos sentir por alguém ou alguma coisa chamamos de amor, assim como andar, comer e falar aprendemos a amar (não me refiro ao amor ditado pelas leis naturais, tal como o de mãe) e assim como todos os itens citados esse aprendizado requer tempo, paciência e esforço!

Considerando que o amor nasce com o tempo, nos vem a tona a palavra convívio, sem a qual é improvável tal ação... Quanto mais conhecemos alguém, mais aprendemos a apreciar suas qualidades e mais que isso, aprendemos que os defeitos fazem parte do "kit pessoa que amo"; aprendemos, ainda que com muito custo, a aceitar cada particularidade!

Não devemos mudar por alguém, no entanto, vale a pena melhorar por quem vale a pena! Essa frase de efeito nos faz refletir, pois as vezes nos encantamos por alguém e esquecemos que estar ENCANTADO é estar preso ao canto, sem a chance de ver o leque de possibilidades que nos circundam. Desta maneira acabamos, mesmo sem querer, nos eliminando, gostando do que não gostamos de fato, rindo para o que não nos agrada, e amando mais o outro do que a si...

O amor vai além de uma simples adaptação, onde eu fecho os olhos para aquilo que me incomoda; na verdade é algo totalmente contrário, ele deve acontecer de olhos bem abertos para que não cause futuras decepções do tipo "Como foi que eu não vi/percebi isso antes?".

Não acredito em amor à primeira vista... O amor é como uma construção civil, é necessário preparo, alicerces e material de qualidade; Isso não significa que a primeira vista não haja atração, desejo, simpatia, afinidade, mas quer dizer que esses itens e o amor são coisas distintas, contudo, as pessoas ainda confundem!

À primeira vista, então, ocorrem uma série de reações em nossos corpos (químicas inclusive- hormônios pulando fulminantemente ), mas não que isso seja amor, afinal amor é conhecimento, aceitação e acima de tudo VIVÊNCIA!



Ps. Como já diria meu grande mestre Quinta " [...] Se me queres, enfim, tem que ser bem devagarinho, Amada, que a vida é breve, e o amor mais breve ainda... (Fragmento do poema "Bilhete").


BC.