Pages

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Por placas Mal Educadas!


É absolutamente inspirador andar nas estações de metrô em São Paulo. Nelas vemos diversos tipos de pessoas com as quais "treinamos" nossa tolerância.
Ontem ao observar a realidade, destas estações, fiquei inquieto com um fator. Pergunto: O que ocorre com as pessoas quando o assunto é: "placa com mensagem injuntiva"?¹ As pessoas não leem? Não entendem? Não acreditam nas placas? Ou simplesmente, QUEREM IRRITAR O MUNDO?
Os paulistanos têm, normalmente, um ritmo bastante acelerado. Além disso, são egoístas e DESOBEDIENTES (sou paulistano também, não achem que isso é um tipo de preconceito, é só uma análise da realidade, ao meu ver).
Alguém já reparou que nas escadas rolantes, no início e no fim, há uma placa de aviso? Pois é, nela temos a mensagem MANTENHA A ESQUERDA LIVRE PARA A CIRCULAÇÃO, isso significa que pessoas adeptas ao sedentarismo devem ficar paradas do lado DIREITO, pois há pessoas que têm maior pressa e necessitam andar na escada rolante. Outra placa totalmente ignorada é a que expressa a lei municipal de número 6.681/65 ("Proibido o uso de aparelhos sonoros") é MUITO irritante ser submetido a ouvir um funk ou qualquer outro estilo no volume mais alto do celular... alheio.
Será que todas as pessoas que desrespeitam esses avisos são analfabetas? Segundo a INEP 383 mil pessoas analfabetas concentram-se em SP, creio que só pego transporte público com elas... Para não parecer agressivo e/ou preconceituoso quero ressaltar que sei que algumas pessoas, não alfabetizadas, conhecem as regras e as obedecem, sendo assim, o maior analfabeto é aquele que sabe ler e não o faz, por puro prazer em ser inconsequente!
Contemplando o título deste post vai aí uma reflexão, se colocassem placas mais chocantes quem sabe não melhoraria essa situação...Por exemplo: "Ô PREGUIÇOSO, FICA NA DIREITA!" "DESLIGA A DROGA DO SOM, SEU MERDA, SÓ VOCÊ OUVE ESSA PORCARIA" "SE TOCA, ESCADA ROLANTE NÃO É LUGAR DE SENTAR", ETC. Será preciso fazer um movimento por placas mal educadas ou será que as pessoas respeitarão as regras sociais um dia?
Não sou a favor da má educação, mas eu precisava desabafar e resolvi dividir com vocês minha indignação e falta de tolerância com gente que só pensa no próprio umbigo e não respeita as regras!

“Egoísta é uma pessoa de muito mau gosto que pensa mais em si do que em mim.”


gritar as vezes é preciso! Ufa, que alívio!

¹Texto Injuntivo: qualquer texto que tenha a finalidade de instruir o leitor (interlocutor). Por esse motivo, sua estrutura se caracteriza por verbos no imperativo: ordenando ou sugerindo.

BC.