Pages

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Eu quero mais obrigados!


Assistindo ao programa "Profissão Repórter" fiquei emocionado e fui motivado a escrever este post. É uma breve reflexão, mas espero que gostem!


“Mamãe, eu quero...”; “Então chefe, eu gostaria...” “Querido Papai Noel, esse ano preciso ganhar...”; “Deus, me dê...” E nesse apanhado de frases feitas nos deparamos com uma verdade: de tanto querer nos esquecemos de agradecer. 
Vendo algumas situações externas percebemos o quanto somos felizes e temos a consciência de que não há reais motivos para ficarmos tristes e chateados (somos incuráveis egoístas, isso sim!). Nossos problemas são sempre os maiores, os mais difíceis; a nossa “cruz” é a única no universo que não aguentamos carregar... Francamente, como somos dramáticos e mesquinhos. Sempre há pessoas que sorriem mesmo vivendo em condições lamentáveis, condições que ao menos imaginamos serem possíveis!

Enquanto, diante de um guarda-roupa, ouve-se um triste “Não tenho nada para vestir” há pessoas que fazem dos vãos na rua seus humildes armários. Reclamamos dos problemas com os familiares e outras pessoas dariam tudo para ter um primo distante! Reclama-se de ter que andar a pé e há gente que só queria poder andar... Vamos transformando probleminhas em montanhas de lamentação, como se a vida só estivesse difícil para nós; vidinha injusta esta não?

A proposta aqui não é levantar uma bandeira contra os desejos humanos, afinal, é tão normal querer e pedir, mas precisamos tornar normal o ato de agradecer. Quantas vezes você agradeceu uma gentileza? Você agradeceu alguma vez a paciência de seu professor ao lhe ensinar aquela continha complicada? Agradeceu aos seus pais por terem lhe dado uma chance de ter chance? Você já se agradeceu a si próprio por ter feito tudo o que fez para chegar onde está? Já agradeceu ao seu chefe pela boa condição de trabalho que ele lhe proporciona? Já agradeceu a vida por bater mais uma manhã em sua porta?  

Agradecer a uma gentileza na fila do mercado ou na da lotérica; dizer um obrigado ao motorista pela passagem que ele lhe deu, dar um ‘joia’ para artista de rua por ter oferecido um show... Atitudes pequeninas, com as quais podemos exercitar esse lado que timidamente cochila em nós!


Precisamos deixar a ingratidão de lado e agradecer por tudo o que temos, e, principalmente, por QUEM temos!




BC.