Pages

sábado, 21 de janeiro de 2012

Amor à primeira vista

Pessoal, desculpem-me pelo sumiço, mas estava atarefado com algumas coisas, no entanto, não parei de escrever mesmo porque escrever é tão vital quanto respirar para mim! O texto de hoje surgiu depois de uma conversa que tive em uma das redes sociais; lá vai minha visão romântico-realista do amor...



"Me apaixonei à primeira vista" aí está uma fala que, quase sempre, sai acompanhada de um suspiro da boca de um pseudo romântico, mas será que o amor pode acontecer assim, no primeiro olhar? A afeição viva que podemos sentir por alguém ou alguma coisa chamamos de amor, assim como andar, comer e falar aprendemos a amar (não me refiro ao amor ditado pelas leis naturais, tal como o de mãe) e assim como todos os itens citados esse aprendizado requer tempo, paciência e esforço!

Considerando que o amor nasce com o tempo, nos vem a tona a palavra convívio, sem a qual é improvável tal ação... Quanto mais conhecemos alguém, mais aprendemos a apreciar suas qualidades e mais que isso, aprendemos que os defeitos fazem parte do "kit pessoa que amo"; aprendemos, ainda que com muito custo, a aceitar cada particularidade!

Não devemos mudar por alguém, no entanto, vale a pena melhorar por quem vale a pena! Essa frase de efeito nos faz refletir, pois as vezes nos encantamos por alguém e esquecemos que estar ENCANTADO é estar preso ao canto, sem a chance de ver o leque de possibilidades que nos circundam. Desta maneira acabamos, mesmo sem querer, nos eliminando, gostando do que não gostamos de fato, rindo para o que não nos agrada, e amando mais o outro do que a si...

O amor vai além de uma simples adaptação, onde eu fecho os olhos para aquilo que me incomoda; na verdade é algo totalmente contrário, ele deve acontecer de olhos bem abertos para que não cause futuras decepções do tipo "Como foi que eu não vi/percebi isso antes?".

Não acredito em amor à primeira vista... O amor é como uma construção civil, é necessário preparo, alicerces e material de qualidade; Isso não significa que a primeira vista não haja atração, desejo, simpatia, afinidade, mas quer dizer que esses itens e o amor são coisas distintas, contudo, as pessoas ainda confundem!

À primeira vista, então, ocorrem uma série de reações em nossos corpos (químicas inclusive- hormônios pulando fulminantemente ), mas não que isso seja amor, afinal amor é conhecimento, aceitação e acima de tudo VIVÊNCIA!



Ps. Como já diria meu grande mestre Quinta " [...] Se me queres, enfim, tem que ser bem devagarinho, Amada, que a vida é breve, e o amor mais breve ainda... (Fragmento do poema "Bilhete").


BC.

13 comentários:

  1. Concordo plenamente com o que você disse.

    O amor é um sentimento que deve ser construido dia após dia, não nasce da noite para o dia, assim como nao morre do dia pra noite. Por isso que temos que cuidar do nosso amor diariamente, com pequenos gestos e palavras de carinho, pra que ele cresça e permaneça conosco sempre forte e belo.

    ResponderExcluir
  2. Como sempre um texto perfeito. Estive pensando em assuntos parecidos hoje que nos renderiam horas de conversa.

    ResponderExcluir
  3. PERFEITO.
    Quem se apaixona tem os olhos cerrados pra realidade... E esse 'a primeira vista' se torna temporário, não aguenta as outras visões que naturalmente surgem com o passar do tempo. Quem ama, deve ter a consciência ligada, pra ficar atento a esse 'kit' que você cita no texto.
    Meu mentor é SHOW de letra rs.

    ResponderExcluir
  4. concordo que o amor seja conhecimento, aceitação e acima de tudo CON-VIVÊNCIA! meus doze anos de CONVIVÊNCIA com meu namorado/marido me permitem falar um pouquinho disso né! Adorei!
    Sueli

    ResponderExcluir
  5. Que lindo, Bruno fiquei até apaixonada rsrsrsrs.bjs

    ResponderExcluir
  6. Era pra eu ter sido a primeira a fazer a leitura deste texto né, se eu tivesse esperado mais um cadinho, rsrs... Mas de qualquer forma gostaria de dizer que o blog é gostosíssimo de ler, devido as temáticas que vc escolhe e tbm pela forma de escrita adotada por ti. Segundo, adorei esse texto, e concordo com o que escreveu, não acredito na história que o amor é infinito e que ele nasce de uma só "piscadela" rsrsrs, tanto é que se estamos apaixonados e não renovamos essa paixão, se nos acomodamos, paramos de conversar, de trocar experiências, de fazer passeios, de apoiar atitudes, dividir problemas e aconselhar quando preciso, o amor vai acabando aos poucos.
    Então, o que vc disse sobre o amor ser uma "construção civil", concordo plenamente, pois é como fazer um prédio, se ele está envelhecendo, desmoronando, e não for reformado com certeza ele irá cair. O mesmo deve acontecer com as pessoas, renovar sempre.
    Parabéns pelo texto amigoooo, amei! *-*

    ResponderExcluir
  7. Pessoal, que bom que vocês curtiram! Escrevo com essa expectativa ^^ #AguardemMaisTextos

    ResponderExcluir
  8. Não discordo de absolutamente nada e o trecho de Quintana fechou com chave de ouro!
    Você se supera a cada dia e surpreende mais e mais os seus leitores, que vão conhecendo esse Bruno tão inteligente e sensível, que nos comove e nos faz refletir com seus textos. Devagarinho, vamos nos apaixonando por esse Bruno escritor e ficamos cada vez mais ansiosos por novos textos.
    Parabéns pelo seu trabalho e por ser esse ser humano tão incrível!

    Beijos da sua fã de carteirinha,
    Mais Velha.

    ResponderExcluir
  9. -Muito Lindo Bruno, adorei *.*'

    ResponderExcluir
  10. Esses "Anônimos" me deixam muito curioso... Quem é você que achou muito lindo?

    ResponderExcluir
  11. Muito bom o texto. Realmente vc colocou bem o estado real do "amor a primeira vista". Não é amor, é paixão com todos os fatores químicos. Porém, creio que seria maravilhoso transformar uma paixão em um grande amor! Pois o amor tb precisa de paixão.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Lindo texto! Contém conceitos que já renderam muitas reflexões entre nós dois: construção, paciência, integralidade e convívio.
    PS: Ah o convívio... Revelador de tantos aprendizados, não é mesmo?
    Parabéns!
    Abraço :)
    PR

    ResponderExcluir
  13. E que o convívio só aumente e revele coisas ainda mais incríveis Paulo!!

    ResponderExcluir