Pages

terça-feira, 5 de abril de 2011

Amigo do homem!

Alegria, é a impressão que se tem de um cão quando o dono chega do trabalho. Abanando o rabo e dando saltos, o cãozinho, demonstra o quão dócil é! Late contra as ameaças ao lar e o mais interessante, possui um olhar profundo que demonstra gratidão. E é dele, o melhor amigo do homem, de quem tratarei no post que segue.




Seres humanos necessitam de companhia; amigos reais, virtuais e mesmo animais. O conhecido cachorro , possivelmente é o animal domesticado pelo homem a mais tempo; vindo de uma suposta domesticação de lobos há muitos anos, esse animal tornou-se o grande símbolo de amizade entre duas espécies: Homo Sapien e Canis Lupus Familiaris, respectivamente o homem racional e o cão, irracional.
Os cães têm uma estimativa de vida que pode variar de acordo com o porte do animal (dependendo da raça) mas, podemos considerar uma média de 15 anos, e é um animal social no que se refere a sua inserção no mundo humano.
Em muitas famílias por ser "bravo", com quem não é de casa, age como um guardião do lar, além de ser amável e quase sempre fiél ao dono. Por serem assim, esses animais comuns, são considerados membros da família a qual pertencem. Isto pode ser comprovado com a presença canina em diversos ambientes familiares, na tv, por exemplo, para o pessoal do marketing toda família feliz tem um cachorrinho. Reparem!
A frase "O melhor amigo do homem" embora clichê, resume em poucas palavras a importância deste animal que aparece em ditos populares inclusive "Quem não tem cão caça como gato"¹



1. Popularmente o dito transformou-se em "Quem não tem cão caça com gato", no entanto, há grande possibilidade de ter se modificado com o tempo, assim como outros ditos populares, tais como "Quem tem boca vai a Roma" que era "Quem tem boca VAIA Roma"; "Parece que tem bicho carpinteiro" que em sua primeira forma era "Parece que tem bicho no corpo inteiro" entre outros.

Ps. Há casos em que quanto mais conheço os homens mais gosto dos cães!
Dica de Leitura:
BC.