Pages

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Brasil, meu Brasil brasileiro!

Amar ser brasileiro, acreditar na mudança do país, fazer parte desta mudança. Na data de comemoração do desligamento da coroa portuguesa minha intenção é escrever, patrioticamente, ao país que me recebeu enquanto ser humano!

A Independência do Brasil é um dos fatores históricos mais importantes de nosso país, tanto que nosso belíssimo Hino Nacional inicia-se tratando deste fato:

Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
De um povo heroico o brado retumbante,
E o sol da Liberdade, em raios fúlgidos,
Brilhou no céu da Pátria nesse instante.


Em 7 de Setembro o nosso país ficou marcado com o fim do domínio português e a conquista de nossa, tão batalhada, autonomia política. Importante ressaltar que muitos brasileiros morreram por esse sonho que viria se concretizar às margens do Ipiranga com o famoso grito de Dom Pedro I "Independência ou Morte", eis que com o grito tivemos sorte e hoje somos "livres"...
As lutas em favor de um país melhor e ideal a todos duraram muitos e muitos anos, e digo mais, estas batalhas são recorrentes contemporaneamente, afinal, embora tenhamos evoluído significativamente, infelizmente, ainda temos indivíduos que não dão o devido valor às conquistas passadas e têm ações retrógradas que sujam o belo retrato de uma Nação construída com suor, sangue, lágrimas e fé!
Somos independentes do regime colonial (que está em baixa no mundo atual), mas somos escravos de um sistema estagnado; não quero propor uma revolta contra o governo, minha maior revolta é contra o povo que lutou pelo direito de escolher seu governo e hoje o faz de maneira descompromissada, não raciocinada... O fato é que não há um culpado pela real situação da República Federativa do Brasil, há inúmeros culpados, afinal, um país não é construído tão somente por seu governo... (Inocente aquele que acredita que nossa situação é de exclusividade partidária).
Reclama-se da corrupção e corta-se fila.  Fala mal do governo, mas não  devolve o troco que veio a mais. Faz com que a criança pagante passe por debaixo da catraca para economizar e comprar seu maço de cigarros. Usa-se o dia de eleição para viajar (e lá na praia justifica seu voto). Sonega imposto, cola na prova, paga para o amigo acrescentar seu nome no trabalho...

Aos Porcos Brasileiros¹: Uma certeza? A dificuldade surge para aperfeiçoar quem aprende... isso é certo, sim! Mas não é correto que as ações e mentiras dos porcos brasileiros quebrem bem em nosso nariz!
Me provocaram?
Gargalharam do esforço desse meu povo sofrido?
Ah, vocês são os verdadeiros bandidos que deveriam ser banidos...
Já que curtem nos sacanear o contrário de seu jogo vou forçar
E ainda mais honesto vou ficar...
Sei que ouvirei: " Porque ser honesto se todo mundo é corrupto, desde o primeiro português?". Eu responderei sonoramente: "Não admito, minha esperança não está em escassez...
Sei que sou incapaz de mudar o catastrófico começo (de exploração), mas da mesma forma sei que se eu tentar e meus braços não cruzar posso escrever um final digno para se amar!

É necessário que pensemos: Como seria o Brasil se fosse formado por vários eu's? Seria melhor? Menos corrupto? Mais desenvolvido?
Transferir a culpa de nossas más ações para alguém é fácil, o difícil é assumir os erros e buscar corrigi-los, no entanto, a segunda opção é fundamental para a manutenção de um país que ainda tem muito a crescer! Um pouco mais de nós e menos eu... Urgentemente!

¹ "Aos porcos brasileiros" é a paráfrase (minha versão) do texto "Só de sacanagem" de Elisa Lucinda. Texto brilhante e inspirador!

BC.