Pages

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Destinados a Escolher

Hoje, em meu aniversário, recebi algumas ligações e talvez receba mais algumas, já que o dia ainda não acabou. Em uma delas uma conversa de mais de 50 minutos me rendeu inspiração para escrever. Raquel, minha amiga irmã, junto comigo chegou a conclusão que as escolhas são melhores que o destino; nas linhas que seguem tentarei demonstrar a Coerência desta "teoria de fundo de quintal". (risos)



Parentes são destino e amigos são escolhas. Trabalho é destino, a profissão uma escolha. Estar vivo é destino, no entanto viver é escolha. Estudar é destino e aprender é escolha. Chorar é destino, mas sofrer é escolha...
Há diversas teorias acerca do polêmico destino, se pararmos para pensar ele é, normalmente, usado para justificar os acontecimentos absurdos da vida humana! Quanto as escolhas, estas são feitas de acordo com a necessidade, vontade e possibilidade de cada um.
A ideia de destino nos deixa impotentes em relação ao que fazer de nossas vidas, no entanto, as escolhas nos abrem grande possibilidade de pensar em "o que se deve fazer a respeito".
Pensemos na situação hipotética, em um restaurante o prato do dia é: Arroz, feijão e bife e no outro os pratos são: Arroz, Feijão e Bife ou Arroz, Salada e Lasanha de Camarão. Em qual dos restaurantes você comeria? As respostas de meus leitores podem variar, no entanto, quero que notem a melhor opção é comer no restaurante com dois tipos de pratos, afinal lá a variedade é maior e isto lhe dá o poder de ESCOLHA. Já no restaurante primeiramente citado o prato do dia é imposto como um fato do DESTINO. Outro detalhe, no mínimo curioso, é que mesmo que você queira comer o bife o do restaurante com duas opções acaba parecendo melhor, afinal foi escolha e não imposição.
Nós apreciamos o poder, por este motivo, preferimos escolhas ao invés do destino. Reflita sobre suas escolhas, afinal, elas tecem seu futuro... Ao plantar limões não tenha a esperança de colher laranjas ou vice versa.
Sendo assim, podemos concluir que somos destinados a escolher, se Maktub¹, de fato existe, não nos cabe saber; basta que façamos diariamente escolhas de pessoas, lugares, livros, conversas, palavras ... A vida é uma ESCOLHA que começa todas as manhãs, cabe a você decidir se terá um dia feliz ou triste, calmo ou agitado. Você perguntará "Mas caso eu escolha ser feliz não terei problemas?" Não, não foi isso que pretendeu-se dizer, pelo contrário, as mazelas são inevitáveis, mas de acordo com sua decisão matutina você saberá exatamente como agir.
Numa definição bastante simplória, o destino representa as coisas inevitáveis da existência humana na Terra, o nascimento e a morte, a juventude e o envelhecimento, a dor... A escolha é tudo o que decidimos fazer ou sentir a respeito de nosso destino!


1. Maktub: termo árabe que em uma possível tradução para o português significa Estava Escrito.


BC.

9 comentários:

  1. Perfeito!

    Sabe, costumo fazer a seguinte analogia...pode parecer ironico, mas comparo destino e escolha às provas esolares... mais ou menos assim:
    A prova está dada ( destino), ali estão as questões que você terá que resolver, inevitavelmente colocada a sua mesa...
    Hummmm, Só que a maneira como você irá responde-la, se é que irá responde-la, aí camaradinha, é com você ( escolha )
    Pensando sobre isso, me ocorre que não é o destino, imposto como se fosse um portal por onde devemos passar e ver o que tem do lado de lá, a vida que vivemos, os pais que tivemos ou lugar onde nascemos, que realmente nos define e sim nossas escolhas... O que fazemos por nós ou pelos outros ,como traçamos tudo isso , é o que realmente faz de nós o que somos.
    Estamos fazendo escolhas o tempo todo, acreditar que algo poderoso o suficiente nos ajuda nessas escolhas é sim uma questão de fé...
    Agradeço por vc estar no meu Destino mas, escolher ser sua amiga só demonstra o quão preparada estou prá fazer minhas escolhas...
    vistado. nota 10!

    ResponderExcluir
  2. "Chorar é destino, mas sofrer é escolha..."

    A melhor definição para tudo isso é: espetacular!
    Adorei, a melhor leitura que fiz hoje!

    Beijos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Bruna Oliveira Luz

    ResponderExcluir
  3. ESCOLHASS, nem sei se compartilho todas as vezes da vontade de ter escolhas, talvez seja por que tenho a escolha de pensar assim por alguns minutos e depois voltar a compartilhar desse seu pensamento.O que sei é que muitas escolhas implicam em perdas e as pessoas ainda nao sabem perder, nem sabem que não tem nada...as vezes a ignorancia das opções é a melhor escolha...sei la , ou não rsrs depende do meu humor!!!


    t amo bruno vc é phodaa

    ResponderExcluir
  4. Adoreeei!!! Cara, cheguei a conclusão que meu destino é escolher pessoas bacanas como você para meus amigos, acredite se quiser, tenho umas intuições,sinto umas coisas sobre as pessoas, mesmo antes de saber muito delas, e hoje descobri que você é aquariano como eu. Sabe que já levei a astrologia muito a sério, pelo conhecimento do comportamento humano mesmo. Aquariano é um tipo de gente assim: 'ADORÁVEIS', PORRALOKAS', ALUADOS', 'INQUIETOS' E 'FRATERNOS' por natureza. Bem, mas hoje já fiz minha escolha mais importante, SER MÃE, depois vem todo o resto, inclusive OS SONHOS, afinal sou AQUARIANA. Um abração Bruno e FELIZ ANIVERSÁRIO!!!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pelas belíssimas palavras Raquel, Bru, Gabiz e Sueli! Comentários como esses de vcs me dão mais vontade de escrever!

    ResponderExcluir
  6. essa foi uma das melhores definições de destino que já li, como sabe, não acredito em que tudo já esteja traçado, nossa vida é o resultado de nossas escolhas diárias, então vou dar minha opinião em uma explicação hipotética, a vida é um livro em desenvolvimento onde você é o autor e só termina a edição com a morte, escreva o seu livro, se esforce para que tenha muitas páginas e façam isso em primeira pessoa.


    e espero que o que escrevi faça algum sentido XD
    só fui vomitando, é que tive uma explosão de pensamento que você é um dos poucos que conseguem gerar

    ótimo texto =D

    ResponderExcluir
  7. Você sempre muito coerente senhor Jesus! Obrigado pela contribuição!

    ResponderExcluir
  8. Lindo, sensível, qualquer palavra nesse comentário é pequena pra definir... voce é DEMAIS! E com esse pensamento de escolha, que me venha essa nova semana. Uma abço meu querido, sou seu fã.

    ResponderExcluir
  9. Texto maravilhoso. Já pensou em levar isso pro YouTube? Seria ótimo pra melhorar as nossas opções na plataforma. :)

    ResponderExcluir